HUMILHAÇÃO E A EXALTAÇÃO DE CRISTO

.

Pregação do Pr. Estevão Vilas Boas em 06Out2013
Texto Bíblico, Filip. 2:6-11;
Pastor Estevão Vilas Boas

INTRODUÇÃO
HUMILHAÇÃO é literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoção da vergonha. A humilhação não é geralmente uma experiência agradável, visto que diminui o ego.
A humilhação não precisa envolver outra pessoa; ela pode ser um reconhecimento da própria posição de alguém, e pode ser um modo de lançar fora o falso orgulho. Os ascetas têm usado uma variedade de técnicas para se auto humilhar, incluindo a mortificação da carne.

HUMILHAÇÃO; é o contrario do enaltecimento. Portanto, significa: desonra indigno de receber um favor, rebaixar a pessoa a pior condição, espiritual, social, econômica e ate mesmo física.
"O prefeito tomava como suprema humilhação para si e seus eleitores que o notável artista passasse sempre tão perto dali e não abençoasse com seus dotes de mestre sua progressista administração."
De quantas maneiras Cristo foi exaltado?
Ele foi exaltado de cinco maneiras a). Em seus títulos; b). Em seu oficio; c. Em sua ascensão; d). Em sua posição à mão direita de Deus; e e. Ao constituí-lo juiz do mundo. Veremos todas elas:
Deus exaltou Cristo em seus títulos
Ele foi exaltado para ser Senhor (At 19.17): "O nome do Senhor Jesus era engrandecido". Ele é Senhor com respeito à sua soberania; pois ele é Senhor sobre os anjos e os homens: "Toda a autoridade me foi dada" (Mt 28.18). Cristo tem três chaves em suas mãos: a chave da morte, para abrir as sepulturas dos homens na ressurreição; a chave do céu, para abrir o reino do céu para quem ele quiser; e a chave do inferno, para trancar o condenado naquela terrível prisão (Ap 1.18).
Cristo é exaltado para ser um príncipe. "Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe" (Dn 12.1). Alguns pensam que ele era um anjo criado, mas era o anjo do pacto. Ele é um grande príncipe "O Soberano dos reis da terra" (Ap 1.5). Seguram suas coroas pela imediata consideração com ele. Seu trono está acima das estrelas, ele tem anjos e arcanjos como seus servos. Assim, ele é exaltado em seus títulos de honra.

A EXALTAÇÃO DE CRISTO
Da mesma forma que a humilhação, a exaltação tem como sujeito a pessoa de Cristo. Apesar de que, a exaltação se realiza na natureza humana, seus efeitos se manifestam na pessoa de Cristo, o Verbo de Deus, que personaliza sua natureza humana.
Pela exaltação, Cristo ficou livre da sujeição e da maldição da lei, entrou em posse das bênçãos que conquistou e foi glorificado junto ao Pai com a mesma glória que teve antes da fundação do mundo.
Filipenses 2,9-11: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”.
O estado de exaltação é uma consequência judicial do estado de humilhação, é possível definir quatro estágios na exaltação de Cristo.
Depois de Cristo ser humilhado por meio da encarnação, sofrimento e morte, foi exaltado por Deus. “pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus pai”. Fp 2.9-11


CONSIDERAÇÔES:
01-SITUAÇÕES EM DOIS MOMENTOS do Ato e Jesus;
a)-A execução do Pleno remidor, foi a Humilhação;
b)-Os resultados que Ele fez, foi a Exaltação

02- A BIBLIA DECLARA:
a)-Mesmo que o nosso sentimento não compreenda  na perspectiva de Deus, houve profunda e real humilhação para o Senhor Deus;
b)- Houve grande  e real exaltação ao Deus Filho;
c)-Estas verdade, dão significado à remissão de Jesus, aos Salvos, atendendo a Justiça, o Amor e a santidade de Deus;
EFESIOS, 1:15-23:
DOU GRAÇAS A DEUS POR VÓS:
a)-Por serem salvos, convertidos, novas criaturas com o testemunho que dão (V.15-16);
b)-Por serem ajudados por Deus em agrado a Ele próprio pelo seu grande amor;(V.17-18);
c)- Por serem Salvos e usados polo Senhor,(V.18-19);
d)-Por serem terem grandes motivos para a exaltação de Jesus, pelo que Ele fez por você o mundo (20-23);

03-MUMILHAÇÃO E EXALTAÇÃO DE JESUS;
1-A ENCARANAÇÃO FOI HUMILHANTE;
2-A CRUSCIFICAÇÃO FOI HUMILHANTE,
3-A CONVIVENCIA, com os homens, em sua vida no mundo.
04- EXALTAÇÃO E HUMILHAÇÃO DE JESUS CRISTO;
1-Muits tem sido alcançado pelo seu chamado
2-Libertou e Salvou a muitos  do domínio do pecado,
3-Nos convoca para sua salvação e serviço
4-Nos convida para uma vida de consagração e  testemunho  e dedicação voluntaria a Ele;


CONCLUSÃO;
1-Situações em dois momentos do ato de Jesus
2-Humilhação e Exaltação de Jesus
3-Exalatação e Humilhação de Jesus Cristo
4-O grande Convite de Jesus para você