Negação e Afirmação na Vida do Cristão - Sm. Adelson Barbosa

TEMA : NEGAÇÃO E AFIRMAÇÃO NA VIDA DO CRISTÃO
Sermão pregado no Domingo de Manhã, 29 de Setembro de 2013

TEXTO BÍBLICO:  MATEUS  5 : 39 – 48



Ilustração:

Perder para ganhar.

Um canal de TV paga, mantém em sua grade de programação, um REALITY SHOW chamado: Perder para ganhar..........

Perder para ganhar? Soa meio estranho aos nossos ouvidos!!!

Sim!

Os participantes deste Reality são pessoas obesas, que “motivadas” por um prêmio em dinheiro, se submetem a todo tipo de “sacrifício” para tentarem diminuir o seu peso, e com isso ainda ganham melhor qualidade de vida e se for o participante que conseguiu eliminar maior quantidade do seu peso inicial, ainda ganha uma boa grana.....



Objetivo Geral: Levar o crente em Jesus Cristo, a entender que ele deve trilhar a sua vida e suas atitudes no ensino de abnegação do seu “eu”, e ter uma postura efetiva de amor ao próximo.



INTRODUÇÃO

Chegamos ao ponto mais alto, ao clímax absoluto do SERMÃO DO MONTE, onde JESUS CRISTO sentado na encosta do monte com seus seguidores à sua volta, mostra aos seus discípulos como devem viver.

Não era apenas uma lista de regras para ser seguida. Toda a atitude deles bem como a mentalidade devia ser transformada de dentro para fora. O alvo deles é colocar em prática a bondade típica de DEUS, ou seja, uma bondade que não tem limites.



Observemos o contexto:

O Velho Testamento concluiu com os profetas de DEUS predizendo a vinda do Messias, o Ungido de DEUS que traria a redenção e libertação para o seu povo.

Passam 400 anos de absoluto silêncio de DEUS , e o Novo Testamento começa com o Livro de Mateus revelando o cumprimento dessas profecias em JESUS CRISTO, o messias tão esperado.

Mateus, um judeu, publicano que era um coletor de impostos, é chamado por JESUS CRISTO para se tornar um dos 12 apóstolos, e ele aceita e o segue prontamente.

Interessante observarmos que com o próprio chamado de Mateus, JESUS dá um ensinamento profundo de amor, pois Mateus era considerado um “pecador” um “traidor” do seu povo, pois cobrava impostos para serem enviados a Roma.

Mesmo assim, JESUS aproxima-se dele........

Logo após a sua conversão Mateus oferece um banquete a JESUS, quando muitos publicanos e pecadores ali comparecem, provocando a crítica dos fariseus, aos quais JESUS deu a famosa resposta: “ Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento (Mateus 9 : 13)

Pois bem!!!!

Mateus conhecia a Lei.

Ele escreve o seu evangelho para os Judeus e para os gentios convertidos ao cristianismo

O seu evangelho oferece uma conexão vital entre o Antigo e o Novo Testamento.

As duas antíteses (pensamentos ou opiniões contrárias) tornam o Sermão admirado e ao mesmo tempo objeto da maior indignação



1º  Ponto : Ter uma atitude Passiva e sem Vingança

V.38

V.39

O fato de sermos cristãos e não revidarmos os duros golpes que recebemos, não nos torna um covarde.

Entendemos que estamos espiritualmente fortalecidos pela presença do Espírito Santo, e que não revidando damos um exemplo maravilhoso da manifestação do filho de DEUS em nós.



2º Ponto : Amor ativo

V. 43

V.44

Percebam irmãos que simplesmente excluíram a parte da Lei que em Levítico 19:18 dizia: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Mateus sabia que mesmo para os judeus convertidos ao cristianismo, este mandamento caia como uma bomba sobre as suas cabeças, pois eles tinham os Samaritanos como inimigos mortais, e agora JESUS os exorta a não somente a uma postura passiva, de não revidar, mas alem disso de ter a prática do mais puro e belo amor para com eles.

Irmãos, isto trata-se da atitude de amor total que Cristo manda que façamos ao perverso e aos nossos inimigos



Conclusão:

Podemos concluir que todos nós cristãos;

Devemos entender que a vingança não nos pertence;

Devemos fazer aquilo que não é nosso dever;

Devemos estar preparados para sofrer sem responder com vingança;

Devemos aprender a oferecer a outra face;

Mas principalmente como amar a pessoa que nos esbofetear o rosto,

Assim estaremos perdendo como criaturas e ganhando em muito com a vivência dos ensinamentos de Jesus Cristo em nossa vida cristã......

Deus nos abençoe, amém!!!!