Roteiro de Estudo EBD

Roteiro de estudo para a lição EBD



Hino de AdoraçãoCânticos 152A     Cantor Cristão.   “PASTOR DIVINO” ou 179C     OH.   A CENTRAL É DEVOÇÃO 
Boas vindas !!! Vários irmãos vão se levantando, e cada um faz uma oração-frase agradecendo a existência e a atuação da igreja no mundo.
Oração: o facilitador ora encerrando  as orações frases

Apresentar o tema: A Natureza Espiritual da Igreja (Projetor)


Leitura Bíblica ...509B HCC CRISTO É O FUNDAMENTO DA IGREJA
(Leitura conforme Livro de Cultos)
Textos para o desenvolvimento da aula.

36)A Natureza Espiritual da Igreja

A Igreja de Jesus Cristo é a reunião de todos os salvos de todos os tempos. Sua natureza é um conjunto de características que a faz ser especial no plano Salvador de Deus. Sua natureza tem a ver com a sua formação com pessoas alcançadas e transformadas pelo Espírito do Senhor; tem a ver com seus objetivos, o proclamar o evangelho e o edificar os seus membros; tem a ver com o Espírito Santo que dela tem controle e exerce plenamente respeitando as individualidades e maturidades de seus membros; tem a ver com o fundamento, o Salvador, o Senhor que é Cristo; tem a ver com o fato dela ser o que é para Deus e sua Graça, a ponto da Bíblia chamá-la de noiva de Jesus, de Corpo de Cristo no mundo; e assim por diante.
Romanos 12.5  “Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”.  
Mateus 16.18Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
II Coríntios 11.2 “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”.

Atos 20.29Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;”

Hebreus 8.10Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;”

Dinâmica: Leia toda a explicação do tema e depois... Um aluno, vestido de um personagem bíblico, fala sobre sua vida na Bíblia e como viveu o tema da lição; os demais poderão conversar, opinar, dar melhores informações sobre o personagem, ou criticar tal personagem na maneira como viveu o tema da lição.

Reflexão:  Poesia “A Igreja dos Meus Sonhos”
Final: A igreja é casa espiritual, sacerdócio santo, com a função de oferecer sacrifícios espirituais e não materiais. (I Ped. 2.5).
Oração para desempenharmos bem o papel de Igreja de Cristo.

A Igreja dos Meus Sonhos

“A Igreja dos meus sonhos
tem calor no coração,
tem a mente aberta
e o espírito de aventuras;
tem cuidado dos outros,
cura as almas doentes,
conforta os mais idosos,
e é um desafio para os moços;
não conhece barreiras
de cultura ou classes,
nem fronteiras geográficas ou sociais;
pergunta tão bem quanto afirma
e olha para a frente
aproveitando as experiências deixadas atrás;
é a Igreja do Mestre
é a Igreja do povo,
é tão alta quanto os ideias de Jesus,
e tão simples quanto a humildade humana;
é uma Igreja operosa,
espiritual,
agradável,
alegre;
é uma Igreja que interpreta a verdade
em termos de verdade,
que inspira coragem para esta vida
e para a vida do porvir;
é uma Igreja de coragem,
de todos os homens bons;
é uma Igreja do Deus vivo.
Poesia de Robson Sampaio de Almeida
Rio, 17 de maio de 1981
À minha querida 1ª Igreja Batista de Maceió, no seu aniversário