Livro de Cultos 390 a 394

390A     Cantor Cristão.   NADA FALTA
1.De Jesus a doce voz, ouvi eu, pecador; aceitei, de coração, Jesus, meu Salvador.

CORO. Meu pecado, sim, expiou na cruz, e por graça, sem igual, salvou-me meu Jesus.

2.Retidão em mim não há;por graça salvo sou. Devo tudo a meu Senhor, pois já me resgatou.

3.Por Jesus eu tenho paz, e tenho o seu favor; nada aqui me faltará, com Cristo, meu Senhor.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Cantado com a melodia do CC. 268, 390
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 191, 224, 289, 300, 390, 457, 465, 549,

390B     HCC.   FILHOS DA LUZ
1.Filhos da luz, que tendes salvação, amados do Senhor, vivei com fé, amor e retidão, vivei pra seu louvor.
Já tendes certa a vossa herança, cantai, alegres, na esperança, cantai, alegres, na esperança, andando em luz, andando em luz.

2.Filhos da luz, nascidos sois de Deus: fugi de todo mal. Com santo zelo caminhai aos céus, à casa paternal.
A toda hora vigiando e sempre o tempo aproveitando, e sempre o tempo aproveitando, andai na luz, andai na luz.

3.Filhos da luz, em santidade e paz, vós precisais andar, pedindo auxílio certo e eficaz, pois tendes de lutar,
contra inimigos arrojados. Estai, então, bem preparados, estai, então, bem preparados, vivendo em luz, vivendo em luz.

4.Filhos da luz, quando afinal voltar, o vosso bom Senhor, bendito o servo que ele então achar, servindo-o com amor.
Pois, com prazer no céu entrando, os salvos cantam exaltando,  os salvos cantam exaltando, ao Deus de luz, ao Deus de luz.
Tema: Jesus é nosso Santificador
Tonalidade... Dó Maior
Este hino é rcomposição do CC.416
Hino com métrica semelhante ao HCC. 606, 390, 203, 361, 514, 197, 282, 102, 543, 553,

390C     OH.   VENCEDOR SEREI
Vencedor serei, vencedor serei, Nada me espanta, a causa é santa
Vencedor serei, Vencedor serei, vencedor serei. Com meu Jesus e a sua cruz, Vencedor serei.
Tema: Vida de lutas e vitórias
Hino cantado com a melodia do MV.51

390D     DC.   HERESIA NA IGREJA, IMPORTÂNCIAS DELA NO CRISTIANISMO
(como tudo de ruim que Ele sabe, muito bem, transformar em resultados bons)
(1)a existência delas prejudica a proclamação da verdade de Deus, 2Pd.2:2
(2)Ele sabe que não há como evitar que ela aconteça na igreja, 2Tm.4:3
(3)ela irá produzir a saída do joio do meio do trigo, sairá da igreja, 2Ts.2:3
(4)ela é o engano que o maligno produzirá no mundo, Mt.24:24, Ap.20:8
(5)os eleitos nunca permanecerão no engano de qualquer heresia, 1Jo.2:27
(6)ela tem a capacidade de demonstrar os verdadeiros salvos, 1Co.11:19
(7)elas são os anjos que separarão o joio para o fogo, 1Jo.2:18s, Mt.13:30
Além de tudo, a heresia produz em nós: (1)desejo de conhecer melhor a Bíblia, (2)desejo de melhor analisar o que fazemos, cremos, cantamos, apoiamos e falamos

391A     Cantor Cristão.   ESTOU CONTENTE
1.Oh! como estou contente, feliz meu coração! Porque Jesus meu Mestre ouviu minha oração;
e livre já das trevas, agora vejo a luz; bendito seja Cristo, por mim levou a cruz!

CORO. Cantarei na sua glória, cantaremos aleluia, jubilosos, lá no céu.
Cantarei na sua glória, cantaremos aleluia, jubilosos, lá no céu.

2.Desamparado estive, mas Cristo me buscou; estive desviado, mas Ele me encontrou;
seu sangue tão precioso da morte me remiu; em hora tão radiante, da culpa me eximiu!

3.Perante o trono branco, oh! bem queria eu, ver todos os remidos na glória lá no céu!
Oh! que inefável graça ao ver meu Salvador, e as hostes mui gloriosas cantando seu louvor!

4.Eu viverei pra Cristo enquanto aqui ficar, té quando ao lar celeste meu Mestre me chamar;
feliz e sempre alegre serei no eterno lar,  cantando as aleluias ao Redentor sem par!
Tema: Alegria da Vida Cristã
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 50, 241, 316, 391, 427, 449, 466, 485,

391B     HCC.   SANTIFICAI-VOS, DIZ O SENHOR
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Direção... 1.Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição. Congregação... 2.Assim diz o Senhor Deus: Eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; e as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos. Pois vos tirarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. Direção... 3.Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. Todos... 4.E habitarei na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Tema: Jesus é nosso Santificador
Leitura bíblica: Lv 20.7; 1 Ts 4.3; Ez 36.22-24; 26-28

391C     OH.   O MESTRE TEM CHEGADO
1.O Mestre tem chegado, e nos chama a segui-lo, A marca dos seus pés ele pra nós deixou;
Além das montanhas, nos vales da tristeza; A vida é dura que Cristo trilhou.
O Mestre tem chamado os homens com coragem, Marchar com confiança no reino de Deus.
Amamos o Cristo, queremos aceita-lo, Seguir os seus passos à casa dos céus.

2.O Mestre tem chamado à vida perigosa, A estrada está cheia de tribulação.
Mas ele mandou-nos o Espírito Santo, Pra dar-nos coragem e consolação.
O mestre tem chamado os seus peregrinos, Seguir a pesar de vil perturbação.
Trilhamos, cantamos, sim regozijamos, Pois nele há segurança de fé, salvação.

3.O Mestre tem chamado os jovens muito cedo, A vida terrestre pra frente eles tem
Voltamos do mundo com paz e alegria, Confiantes que Cristo nos quer muito bem.
O mestre tem chamado seus filhos e suas filhas, Pedimos suas bênçãos, seu grande favor.
Guiar-nos vem aos pastos, às águas tranqüilas, Até a eternidade no reino de amor.
Tema: Vida de lutas e vitórias
Hinário Novo Som da Nova Vida, hino 6

391D     DC.   TEMAS APROPRIADOS PARA CADA FAIXA ETÁRIA EBD
Classe EBD BERÇÁRIO (0 a 1 anos)
(1) Deus é o Criador e Sustentador de todo o universo. (2) Deus tem interesse na salvação de todos.
(3) Deus é santo, Ele quer que sejamos santos também. (4) Deus é justiça, Ele quer que vivamos justamente.
(5) Agradamos a Deus quando somos obedientes a Ele. (6) Obedientes, temos uma vida saudável, feliz e realizada
Dois grandes exemplos para esta idade: Noé e Zaqueu
Cânticos básicos e apropriados para a faixa etária e seus temas: Quem fez? Eu amo ao meu Senhor. O amor de Deus é maravilhoso.

ClasseEBD MATERNAL (2 a 3 anos)
(1) Pecado e Pecados e o Perdão de Deus a eles. (2) Ajudas de Deus contra o Pecado e os Pecados
(3) O Espírito Santo é Deus em nós nos santificando. (4) Um coração desejoso de agradar a Deus
(5) Relacionamento com Deus e com o próximo (em tudo agradar a Deus)
Dois grandes exemplos para esta idade: Abraão e o menino dos cinco pães e dois peixinhos.
Cânticos básicos e apropriados para a faixa etária e seus temas: Pecado, Isso NÂO! O Sabão lava o meu rostinho. Cristo é meu Amigo!

Classe EBD INFANTIL (4 a 5 anos)
(1) Deus é o Salvador de sua criação. (2) Céu e Inferno. (3) Arrependimento de Pecado e de Pecados
(4) Deus ajuda na nossa obediência. (5) Relacionamento com a família
Dois grandes exemplos para esta idade: Davi e Pedro.
Cânticos básicos e apropriados para a faixa etária e seus temas: Eis-me aqui ó Jesus. Por mim morreu Jesus. Jesus foi criança como eu.

ClasseEBD INTERMEDIÁRIOS (6 a 8 anos)
(1) Deus é digno de toda adoração. (2) Mordomia do Tesouro e do Testemunho. (3) A Igreja e sua importância na vida do salvo.
(4) Escolhendo o que agrada a Deus, (5) São obediências a Deus: conversão, batismo, ceia, dzímo. (6) Testemunho pessoal.
(7) Relacionamentos com os amigos
Dois grandes exemplos para esta idade: Josué e Paulo
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.
Cânticos básicos e apropriados para a faixa etária e seus temas: Jesus é o amigo melhor. Um imitador de Jesus. Bem cedinho

ClasseEBD PRE-ADOLESCENTES (9 a 11 anos)
(1) Trindade e a Bíblia. (2) Eleição e certeza de salvação. (3) Mordomia do tempo e dos talentos
(4) Ser membro de igreja na igreja, exercendo ministério. (5) ser membro de igreja fora da igreja, Evangelismo pessoal.
(6) Relacionamento com os colegas, ponte para o evangelismo
Dois grandes exemplos para esta idade: Samuel e Estêvão
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.
Cânticos básicos e apropriados para a faixa etária e seus temas: Escondi a Tua Palavra. Cristo é meu amigo. O Livro mais querido

ClasseEBD ADOLESCENTES 1 (12 a 14 anos)
(1) Discipulado cristão. (2) Evangelismo pessoal e impessoal mandado por Jesus
(3) Projetos básicos para a vida (feliz, fraterno, bênção e exemplo). (4) Atualidades ( Mídia, internet, entretenimentos...)
(5) Amar a Deus, a si mesmo e ao Próximo. (6) Relacionamentos com o Mundo. (7) Amizade e namoro virtual
(8) Namoro e sexualidade. (9) Auto melhoramentos. (10) Filhos de pais separados. (11) Projetos terceários para a vida (profissão, grupos sociais).
(12) Relacionamento com o mundo comercial (Consumismo)
Dois grandes exemplos para esta idade: Ester e Timóteo
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.
Cânticos básicos e apropriados para a faixa etária e seus temas: Jesus que doce Nome! Fala Senhor. Corpo e Família

Classe EBD ADOLESCENTES 2 (15 a 17 anos)
(1) História e vida da Igreja cristã e batista. (2) Responsabilidade na obra do Senhor, (3) Relacionamentos com as atrações do mundo.
(4) Projetos secundários para a vida (família, amigos, colegas, etc), (5) Relacionamento com o sexo oposto. (6) Vontade e Permissão de Deus
Dois grandes exemplos para esta idade: Rute e Barnabé
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.
Cânticos básicos e apropriados para a faixa etária e seus temas

ClasseEBD JOVENS 1 (18 A 25 anos)
(1) Conhecendo os homens e mulheres. (2) Obediência aos pais, às autoridades é princípio de sabedoria, (3) Conhecendo a juventude.
(4) Finanças e família. (5) Política. (6) Sendo luz e sal no mundo, (7) Relacionamento com as atrações mundandas
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.

ClasseEBD JOVENS 2 (solteiros com mais de 25 anos)
(1) Métodos hermenêuticos de estudo da Bíblia. (2) Projetos sociais que evangelizam, (3) Autonomia financeira.
(4) Convivência familiar e independência, (5) Atualidades (Políticas sociais de desenvolvimento, reforma agrária, pesquisas com célula tronco, etc...)
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.

ClasseEBD CASADOS 1 (entre 1 e 10 anos de casados)
(1) Filhos até 10 anos de idade. (2) Aperfeiçoamento profissional. (3) Os 20 a 30 anos de cada pessoa
(4) As crises dos primeiros anos de casados e do sétimo ano. (5) Conciliar Igreja, família e trabalho, (6) Orçamento doméstico.
(7)Compra da casa própria e outros bens para a família, (8) Os itens que mais tem contribuído para divórcios nos 10 primeiros anos de casados
(9) Alvos para os dez primeiros anos, incluindo o relacionamento com Deus e o seu Reino no mundo.
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.

ClasseEBD CASADOS 2 (entre 11 e 20 anos de casados)
(1) Filhos entre10 e 20 anos de idade. (2) Mais aperfeiçoamento profissional. (3)Os 30 a 40 anos de idade de cada um,
(4) A crise do 14º ano de casados. (5) Conciliar Igreja, família e trabalho,
(6) Orçamento doméstico melhorado. (7)Investimentos essenciais para o futuro do casal
(8) Os itens que mais tem contribuído para divórcios nos 10 a 20 anos de casados. (9) A crise dos 40 anos
(10) Alvos para os próximos dez anos do casal, incluindo o relacionamento com Deus e o seu Reino no mundo.
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.

ClasseEBD CASADOS 3 (entre 21 e 30 anos de casados)
(1) Filhos entre20 e 30 anos de idade. (2) Mais aperfeiçoamento profissional. (3)Os 40 a 50 anos de idade de cada um
(4) A crise do 21º e 28º anos de casados. (5) Conciliar Igreja, família e trabalho
(6) Orçamento doméstico melhorado. (7)Investimentos essenciais para o futuro do casal
(8) Os itens que mais tem contribuído para divórcios nos 20 a 30 anos de casados. (9) a crise dos 50 anos
(10) Alvos para os próximos dez anos do casal, incluindo o relacionamento com Deus e o seu Reino no mundo.
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.

ClasseEBD CASADOS 4 (mais de 30 anos de casados)
(1) Filhos com mais de 30 anos de idade. (2) Preparando-se para aposentadoria produtiva. (3)Os mais de 50 anos de idade de cada um.
(4) A crise do depois dos 30 anos de casados. (5) Conciliar Igreja, família e lazer. (6) Orçamento doméstico.
(7)Investimentos essenciais para o futuro do casal, (8) Os itens que mais tem contribuído para divórcios depois de 30 anos de casados.
(9) a crise dos aposentados, (10) Alvos para os próximos dez anos do casal, incluindo o relacionamento com Deus e o seu Reino no mundo.
(11) Saúde é ter deficiências sob controle. (12) Mais tempo para a glória de Deus. (13) Um novo casamento
(14) Lazer é fazer tudo com muito prazer. (15) Manter-se sadiamente ocupado
Se sabem que são pecadores contra Deus, e já confiam que Jesus já perdoou completamente suas almas na cruz, então devem ser levados à obediência do batismo e da ceia do Senhor.

392A     Cantor Cristão.   EXTRAVIADO
1.Bem longe de Deus eu andava, um pobre perdido fui eu; pensava que fosse impossível, entrar a minha alma no céu.

2.Vaguei tão errante nas trevas, nem raio de luz vinha a mim, e triste, cansada minha alma, não via perdão para mim.

3.Estando no meio das trevas, bem clara uma voz eu ouvi; dizendo-me: "Sou poderoso,pra dar salvação hoje a ti."

4.Parei, era a voz do meu Mestre, falando palavras de amor; clamei: "Sou um pobre perdido, oh! tem compaixão, Salvador!"

5.Então me entreguei a meu Mestre, feliz Jesus Cristo me fez. A todos eu vou proclamando: Foi ele que me satisfez.

6.E quando, por graça de Cristo, o céu alcançar afinal, louvores darei para sempre, a quem me deu vida eternal.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC.287, 392, 565,   

392B     HCC.   AVIVA-NOS, SENHOR
1.Aviva-nos, Senhor! Oh, dá-nos teu poder! De santidade, fé e amor, reveste o nosso ser!

CORO.Aviva-nos, Senhor! Eis nossa petição. Acende o fogo divinal em cada coração.

2.Desperta-nos, Senhor! Oh, faze-nos fruir, as ricas bênçãos divinais, primícias do porvir!

3.Renova-nos, Senhor! Inspira mais fervor, aumenta nossa compaixão, por todo pecador.
Tema: Jesus é nosso Santificador
Tonalidade... Sol Maior
Este hino é rcomposição do CC.171
Hino com métrica semelhante ao HCC.  14, 45, 195, 207, 222, 310, 392, 475, 507, 563,

392C     OH.   PEREGRINO NA TERRA
1.Sou peregrino na terra, e longe estou do meu lar, Minh’alma anelante espera, que Cristo venha buscar.
Aqui só há descrença, as lutas não têm fim; Mas de Jesus a presença, Glória será para mim.

CORO. No céu de luz, vou descansar; Com meu Jesus, hei de morar.

2.Em Cristo tenho já crido, só pela fé viverei. Pois Deus me tem prometido, que no céu descansarei.
Eu tenho permanente, o bom Consolador. Guiando-me brandamente, à fonte viva de amor.

3.Embora às vezes o crente, as dores sofra na cruz, Gozo terá permanente, quando no céu vir Jesus;
De glória coroado, no trono divinal, Por anjos sempre louvado, num coro celestial.
Tema: Vida de peregrinação cristã
Tonalidade:  Eb

392D     DC.   MISSÃO, VISÃO, SLOGAN E PERFIS da IBC
Missão... “Trabalhar no Reino de Deus, fazendo uma grande diferença Espiritual, Doutrinária, Evangelística e Social na cidade e no mundo com a pregação viva do santo Evangelho de Jesus Cristo”

Visão... “Discipular, Edificar e Treinar os salvos trazidos por Deus, para que em grupos ou individualmente, por onde estiverem, testemunhem, evangelizem e contagiem o mundo com o Evangelho e a mutualidade praticada na convivência da igreja”

Slogan... “Juntando os escolhidos, trazidos por Deus, para fazer uma grande obra”.

Perfil do Membro que é Anjo, bênção atuante... “SALVO... confiante no perdão completo pelo sacrifício vicário de Jesus; batizado por obediência à ordem e exemplo do Senhor; e mordomo do tempo, do tesouro e dos talentos que lhes estão confiados por Deus. E SERVO... comprometido com uma classeEBD, um MG e um NOT; testemunha na igreja, na família e no mundo; e praticante de culto doméstico, comunhão fraternal e evangelismo pessoal (cada mês orando, evangelizando, convidando, buscando, telefonando, conversando, presenteando, bilhetando, insistindo, ganhando, discipulando, acompanhando e batizando uma pessoa não salva, religiosa ou não).

Perfil do Líder que é Excelência...10 características e comportamentos
(1)É Anjo, Bênção Atuante, por ser salvo, obediente, grato, reconhecido e exemplo aos liderados
(2)Trabalha em equipe com no mínimo 10 pessoas para decisões, planejamentos e execuções em geral
(3)Leva seus liderados a se tornarem Anjos, Bênçãos Atuantes na vida da igreja, para a glória de Deus
(4)Ensina, dirige, delega, corrige, motiva e avalia, principalmente com exemplo pessoal, público e enfático
(5)Conhece bem e é responsáveis com tudo o que a Igreja e o Ministério Pastoral lhes confia que faça
(6)Promove meios para que a igreja, em sua atuação, alcance, evangelisticamente, o maior número de pessoas
(7)Planeja e busca alcançar Alvos de longo prazo, Objetivos de médio prazo, e metas de curto prazo
(8)Age em nome da igreja, levando-a a participar das ações, no mínimo informando-a bem dos acontecidos.
(9)No 1º domingo de cada mês, informa o Pastor sobre eventos e a avaliação criteriosa do feito no mês anterior
(10)Registra tudo para que as gerações futuras saibam bem a história que o presente oferece.

Observações... Estes perfis, não devem ser assumidos, por motivos emocionais, mais puramente conscientes, racionais, com a convicção segura destes motivos que se seguem...
(1)Já assumimos todos eles na conversão, quando aceitamos Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas.
(2)Devemos reassumir por obediência a Deus; também por gratidão a Ele; também por reconhecimento a Ele.
(3)Reassumir por que o Espírito Santo nos leva a querer agradar o noivo, e tudo isto agrada muito a sua vontade.

393A     Cantor Cristão.   CRISTO PARA MIM
1.Oh! que descanso em Jesus encontrei: Cristo pra mim! Cristo pra mim! Oh! que tesouros infindos achei:
Cristo pra mim! Cristo pra mim! Que outros escolham o mundo pra si; queiram riquezas,
delícias, aqui; eu buscarei, ó Jesus, sempre a ti: Cristo pra mim! Cristo pra mim!

2.Quer na aflição, na doença ou na dor: Cristo pra mim! Cristo pra mim! Quer na saúde, na força ou vigor:
Cristo pra mim! Cristo pra mim! Sempre ao meu lado, pra me socorrer com seu amor, sim,
e com seu poder; em cada transe pronto a me valer: Cristo pra mim! Cristo pra mim!

3.No dia amargo da perseguição, Cristo pra mim! Cristo pra mim! Nas duras provas e na tentação:
Cristo pra mim! Cristo pra mim! Ele na cruz o pecado venceu, quando por mim no
Calvário morreu, e da vitória a certeza me deu: Cristo pra mim! Cristo pra mim!

4.Quando no vale da morte eu entrar: Cristo pra mim! Cristo pra mim! Quando perante meu Deus me encontrar:
Cristo pra mim! Cristo pra mim! Só no teu sangue confio, Senhor! Só no teu sempre
imutável amor! Inda outra vez cantarei, Salvador: Cristo pra mim! Cristo pra mim!
Tema: Alegria da Vida Cristã
Hino com métrica semelhante ao CC. 81, 355, 393, 479, 517, 

393B     HCC.   EM COMUNHÃO COM DEUS
1.Descanso pleno eu encontrei, em comunhão com Deus; e do pecado me afastei, em comunhão com Deus.

CORO.Segura-me, ó Cristo, nos fortes braços teus. Que eu sempre permaneça, em comunhão com Deus.

2.Conforto e bênçãos recebi, em comunhão com Deus. Poder e forças descobri, em comunhão com Deus.

3.Ao Mestre tudo eu entreguei, em comunhão com Deus. Perdão e paz completa achei, em comunhão com Deus.
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Tonalidade... Ré Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 33, 125, 213, 312, 323, 336, 367, 393, 447, 525, 577,

393C     OH.   CRISTO AJUDARÁ
1.Se meus pés são vacilantes, sombras negras há. Se’o caminhoé fatigante, Cristo’ajudará.

CORO.Jesus, Cristo, salvação dará. Resgatado por su’a cruz, Eu sou de Jesus.

2.Se’as borrascas metem medo, ele’ao lado’está. Proteger-me vem de certo, Cristo ajudará.

3.Se temor tenho’ao futuro, vem me libertar. Quando’o dia me’é mais duro, Cristo ajudará.

4.Se’o convite vem do alto, o final chegar, Vou perante su’a presença, salvo para’o lar.
Tema: Vida de peregrinação cristã
Hino cantado também com a melodia do CC.116

393D     DC.   EM MEMÓRIA DE JESUS
(Leia com autoridade espiritual, com veemência profética e com convicção cristã, em nome da igreja, falando a Deus ou aos seus adoradores no culto.)
Todos (depois de comerem o pão)... Em memória de Jesus, todos nós comemos o pão... Nós te louvamos, Senhor Deus, pelo pão, por Jesus Cristo ter vindo ao mundo, por ter vindo trazer pessoalmente, a tua salvação a todos nós. Amém...

Todos (depois de beberem o vinho)... Em memória de Jesus, todos nós tomamos o vinho... Nós te louvamos, Senhor Deus, pelo vinho, por Jesus Cristo ter assumido todos os nossos pecados na cruz, por ele nos dar a certeza de salvação que hoje temos e para sempre. Amém...

394A     Cantor Cristão.   REALIDADE
1.Ouvi o Salvador dizer: "Vem descansar em Mim, e nos meus braços podes ter, consolação sem
fim." Então eu vim e lhe entreguei, meu triste coração, abrigo, paz e graça achei, achei consolação.

2.Ouvi o Salvador dizer: "De graça eu sempre dou, as águas vivas. Vem beber: da vida a fonte Eu
sou." Vim a Jesus e me prostrei, às águas e bebi; jamais a sede sentirei, estando sempre aqui.

3.Ouvi o Salvador dizer: "A luz do mundo sou; oh! vinde a Mim! a quem vier, a luz da vida
dou." Vim a Jesus e nele achei, o sol que brilha em mim; e nessa luz eu andarei, até da vida o fim.
Tema: Alegria da Vida Cristã
Este hino está recomposto no HCC: 413
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 42, 64, 82, 119, 121, 313, 394, 502, 520, 535,

394B     HCC.   CONTIGO, Ó MESTRE, QUERO ANDAR
1.Contigo, ó Mestre, quero andar, em teu serviço trabalhar. Vem ajudar-me a compreender, os sofrimentos do viver.

2.Aos de insensível coração, quero mostrar mais compaixão; e aos pés errantes apontar, a direção do eterno lar.

3.Dá-me paciência, junto a ti, humilde, em teu serviço aqui. Em minha fé, que eu venha a ser, mais forte, para o mal vencer.

4.Nesta esperança e nesta paz, e em teu amor que satisfaz, por um futuro promissor, contigo quero andar, Senhor. Amém.
Tema: Vida Querendo Comunhão com Deus
Tonalidade... Mi Bemol Maior
Pode ser cantado com a melodia do... CC. 77, 127, 300, 394, 412

394C     OH.   AINDA É LONGE CANAÃ
1. O caminho é longo e mau, nossos pés feridos 'stão; Inda é longe Canaã?  Inda é longe Canaã?
No deserto anelamos mais e mais Sua proteção, Estará inda longe Canaã?

CORO: 'Stamos fracos, tão cansados! Já viajamos por valados, por deserto abrasadorl
'Stamos fracos, tão cansados! Estará inda longe Canaã?

2. Nós seguimos, por desertos, o caminho do cristão; Inda é longe Canaã?  Inda é longe Canaã?
Quantas vezes tem faltado nosso leito, nosso pão. Estará inda longe Canaã?

3. Quanto anseiam nossas almas por um lar de paz e amor! Inda é longe Canaã?  Inda é longe Canaã?
Onde não há mais pesares, não mais lutas, não mais dor. Estará inda longe Canaã?
Tema: Vida de peregrinação cristã

394D     DC.   ORAÇÕES CONGREGACIONAIS
           A pessoa que vai orar, deve fazer sua oração pública a Deus, em nome de todos os presentes, a partir do conteúdo mencionado aqui
Nos Domingos de Manhã
(1)Senhor... Estamos aqui, neste lugar, neste culto, porque, é prioridade para todos nós, deixar tudo e estar contigo.
(2)Senhor... Queremos que faças qualquer coisa para que sejamos as luzes que tu queres que sejamos no mundo.
(3)Senhor... É de grande prioridade para todos nós, usarmos nossos talentos na tua obra, para a glória do teu nome.
(4)Senhor... Queremos que faças qualquer coisa para que sejamos o sal que tu queres que sejamos neste mundo.
(5)Senhor... É de extrema prioridade para todos nós, termos os nossos bens usados e disponíveis ao teu Reino.
(6)Senhor... Queremos que faças qualquer coisa para que sejamos as testemunhas que queres que sejamos no mundo.
(7)Senhor... É de fundamental prioridade para todos nós, termos o nosso tempo bem usado conforme teus propósitos.
(8)Senhor... Queremos que faças qualquer coisa para que sejamos a igreja que tu queres que sejamos neste mundo.
(9)Senhor... Desejamos pagar qualquer preço, para que tua vontade seja prioridade em todas as áreas de nossas vidas.

Nos Domingos de Noite
(1)Senhor... Continua mudando nossas vidas, até que cheguemos a parecer cada vez mais com Jesus Cristo.
(2)Senhor... Crucifica mais as nossas vontades, nossas negligências, e nossas desculpas contra a tua obra no mundo.
(3)Senhor... Destrói tudo que nos impede de viver a nova vida que Jesus Cristo quer que todos nós vivamos para ele.
(4)Senhor...Continua mudando nossas vidas, até que o mundo, em nós, deixe de ser mais atraente que o Senhor Jesus.
(5)Senhor... Crucifica mais as nossas teimosias, nossas irresponsabilidades, e nossas indiferenças contra a tua obra.
(6)Senhor... Destrói tudo que nos impede de viver a nova vida que Jesus Cristo quer que todos nós vivamos para ele.
(7)Senhor...Continua mudando nossas vidas, até que o nosso maior interesse seja o de viver como queres que vivamos.
(8)Senhor... Crucifica mais as nossas rebeldias, nossas insensibilidades, e nossas arrogâncias contra a tua obra.
(9)Senhor... Destrói tudo que nos impede de viver a nova vida que Jesus Cristo quer que todos nós vivamos para ele.

Nas Quartas feiras
(1)Senhor... Faz-nos bênçãos aos nossos familiares, aos nossos parentes, e nossos colegas, com nosso jeito de ser.
(2) Senhor... Aumenta a manifestação do fruto do Espírito Santo em nossas almas e no nosso relacionar com o mundo.
(3) Senhor... Faz-nos bênçãos aos nossos amigos, aos nossos conhecidos, e aos desconhecidos, no nosso conviver.
(4) Senhor... Diminui a manifestação das obras da carne em nossos temperamentos e nos nossos comportamentos.
(5) Senhor... Faz-nos bênçãos nas nossas classesEBD, nos Ministérios Gerais e nos Núcleos de Oração e Testemunho.
(6) Senhor... Continua operando a santificação em nós, nos fazendo cada vez mais parecidos com Jesus Cristo.
(7) Senhor... Faz-nos bênçãos na vida do Pastor da Igreja, dos Pastores da Igreja e de todos os nossos líderes na igreja.
(8) Senhor...Continua nos levando a uma vida de consagração em tudo que somos, e com tudo que temos neste mundo.
(9) Senhor... Faz-nos bênçãos para que nossa igreja continue fazendo uma grande diferença nesta cidade e no mundo.

Nos Núcleos de Oração e Testemunho
(1)Senhor... Queremos te servir com nossas vidas afastadas do mundo e voltadas a viver dentro da tua vontade santa.
(2)Senhor... Queremos que domines o nosso coração, não deixando que sujemos ele com pecados contra ti.
(3)Senhor... Desejamos ser servos teus, fiéis com a tua vontade em nos fazer teus filhos amados no mundo.
(4)Senhor... Queremos te servir com nossas vidas, abrindo mão de tudo que sabemos ser contra a tua vontade.
(5)Senhor... Queremos que domines o nosso coração, não deixando que alimentemos nele, pecados contra ti
(6)Senhor... Desejamos ser servos teus, fiéis com a tua igreja para que ela seja mais bênção atuante neste mundo.
(7)Senhor... Queremos te servir com nossas vidas, não deixando que nada ou ninguém nos afaste da tua vontade.
(8)Senhor... Queremos que domines o nosso coração, nos levando a ter desejo de te oferecer o que temos de melhor.
(9)Senhor... Desejamos ser servos teus, fiéis com o teu Reino que quer dominar todos os lugares por onde passamos.